Workshop na ASDAB discutiu presente e futuro do setor de distribuição

Workshop na ASDAB discutiu presente e futuro do setor de distribuição

Cícero Rocha e Benedito Morais apresentaram cenários e discutiram soluções

08 de Junho de 2019

A ASDAB – Associação dos Agentes de Distribuição da Bahia realizou, no último dia 07 de junho, o Workshop “Da distribuição que temos para a distribuição que queremos”. Os palestrantes foram o CEO do Instituto Empresariar e consultor de empresas familiares, Cícero Rocha, e o especialista em planejamento estratégico e arquitetura organizacional, Benedito Morais. O evento aconteceu no auditório da entidade e foi aberto pelo presidente Roque Santos.
 
Cícero Rocha afirmou que muitos problemas enfrentados pelas empresas são gerados e podem ser resolvidos internamente. “As ações coletivas são muito importantes, mas grande parte das soluções está na própria empresa”, disse. Ele destacou a necessidade de mudança de postura e uma análise mais aprofundada dos vários cenários.

Benedito Morais apresentou os cenários nos vários segmentos, como econômico, sócio cultural demográfico, infraestrutura, meio ambiente, entre outros. Ele enfatizou que o quadro econômico atual não está bom, com desemprego em alta, pouco crescimento do PIB, consumidores com poucos recursos, indústria com ociosidade operacional, em busca de eficiência e do barateamento dos produtos. Na infraestrutura, os investimentos continuam em baixa.

No cenário social, Morais destacou que a população está envelhecendo, com o alongamento da idade, e busca por alimentos mais saudáveis. Novos arranjos familiares também são formados. Ele lembrou que o Nordeste, que representa 27% da população brasileira, ainda conta com 46% dos pobres do país.

Os consumidores estão cada vez mais fazendo compras em locais que apresentam o menor custo real, buscam promoção, trocam de marcas e reduziram os gastos com diversão e alimentação fora de casa. Por outro lado, o pequeno varejo continua com baixa profissionalização e crescente informalidade.

Em meio a este cenário, Cícero Rocha destacou o crescente uso de tecnologia, para proporcionar maior eficiência e melhores resultados. Os dois palestrantes ainda falaram da necessidade de reflexão, com um olhar para dentro da empresa, com maior capacitação do setor de RH e de toda a equipe, além de uma análise mais aprofundada dos custos e de todos os passos da empresa.




Associação dos Agentes de Distribuição da Bahia - ASDAB
Assessor de Comunicação - Jornalista Pedro Carvalho 
Tel.: (71) 3342.4977