Faturamento do setor atacadista distribuidor tem crescimento de 1,35% em 2018

Faturamento do setor atacadista distribuidor tem crescimento de 1,35% em 2018

Segmento acredita em alta consciente a partir deste ano

04 de Fevereiro de 2019

O setor atacadista e distribuidor registrou um crescimento, em termos nominais, de 1,35% no faturamento em 2018, comparando com o ano anterior. Foi o que apurou a Fundação Instituto de Administração (FIA), em pesquisa cujos dados foram divulgados pela Associação Brasileira de Atacadistas e Distribuidores de Produtos Industrializados (ABAD).

O resultado foi obtido, sobretudo, com a evolução do setor nos últimos meses do ano. Em dezembro, por exemplo, a alta foi de 3,5% em relação ao mesmo mês do ano passado e 2,05% em comparação a novembro. Para o presidente da ABAD, Emerson Destro, o ano de 2018 foi difícil, e desafiador, mas, ainda assim, o segmento consegui obter crescimento, ainda que modesto. “Foram meses muito bons, cheios de boas notícias na área econômica, e outros muito ruins, com eventos como a greve dos caminhoneiros e o período das eleições. Mas, passado o processo eleitoral, começamos 2019 com esperanças renovadas e maior confiança. Agora, temos de transformar essa motivação em realidade e crescer de forma sustentável”, disse.

Para o presidente da ABAD, o crescimento consistente virá com a continuidade da redução do nível de desemprego, o que gradativamente deve acontecer. “Estamos na expectativa das reformas estruturantes que o governo deve propor nos próximos meses. Isso vai animar ainda mais os empresários no sentido de fazer investimentos e gerar emprego, disponibilizando renda para o consumo. Somente dessa forma a roda da economia vai começar a girar”, declarou. Em termos reais, o faturamento do setor cresceu 1,9% na comparação mensal entre dezembro e novembro de 2018, completando o terceiro mês consecutivo de crescimento. No acumulado do ano, houve redução de -2,27%, considerada a inflação.



Associação dos Agentes de Distribuição da Bahia - ASDAB
Assessor de Comunicação - Jornalista Pedro Carvalho 
Tel.: (71) 3342.4977